sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pra não dizer que não falei...

Foto: Gleydson Publio

Por que bloquear algo que vem de forma tão natural?
Por que tentar impedir essa força que rompe as barreiras do impossível e das dores desmedidas, até chegar ao lábio e num brilho se mostrar largo, intenso e irresistível?
Maior do que seu esforço em conter o riso, é o meu desespero em ver suas mãos se moverem rápidas, num gesto involuntário, mas acostumado, a obstruir a luz que brota de sua boca e que, resplandece em seus dentes, ainda brancos, por não provarem dos exageros e vícios desta vida.
Por isso digo: “sorria mais menina!” Mostre-se; mostre para o mundo essa vontade contida. Não se intimide pelas prováveis reprovações das gentes doentes, tristes e caretas.
Prefiro o riso à dor; Nem sempre foi assim. Leva um tempo para entender que não é preciso entender, que basta apenas sentir. Sentir ao máximo, até que a sensação impregne no corpo, na mente, e não seja mais uma simples e volátil sensação, e finalmente se materialize, num sorriso.
Não reprima, compartilhe. Há pessoas ao redor sedentas por um gole dessa felicidade inventada, a felicidade dos não convencionais, não convencionados. Daqueles para quem basta uma canção e que, percebem a grandeza escondida. Sim, porque a grandeza está oculta, secreta, geralmente em pessoas e coisas que sabem usar com maestria o disfarce de pequenos.
Agora que já sabe, se te pedirem ou se lhe apetecer, sorria. Mas lembre-se de guardá-lo um pouco pra mim. Reserva, nem que seja uma porção mínima desse teu encanto, a esse pedinte, a esse amante incorrigível que, se contenta com o pouco, desde que seja verdadeiro. Juro que, se você se insinuar e não me dá-lo de uma vez, me lançarei abrupto e decidido e o tomarei à força.

Saulo Oliveira




3 comentários:

  1. O riso nem sempre é o visível! Gosto tbm de não entender. Por mais que ainda digam que citar Lispector é clichê, gosto da maneira como ela me faz conhecer.

    "Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."

    Gosto tbm de entender q não entendo. E não entendo o ato involuntário de bloqueio (se é q o seja)... Somos tds reações! Uma cadeia de reflexos impensados! E quem disse que pra ser feliz é preciso sorrir? Ora essa! Basta olhar os olhos ao invés das mãos! Há pessoas sedentas por tds os lados de tds os goles q a vida oferece. Particularmente ofereço a mim. Se mto ou pouco sacia aos interessados de gole não sei. Mas sou um frasco em constante recomposição! Talvez lacrado! Quem o sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de entender aos pouquinhos também, de enxergar lentamente, como escrevi outro dia, pelo menos assim, não corro o risco de ficar cego de vez.
      Você é uma pessoa linda, física e "esotericamente"(rsrsrsr)linda!

      Excluir