sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Naquela tarde tudo era o mesmo...

O frio de junho nos Gerais; a sala cheia e os meninos, maliciosamente, insinuando além de nossa amizade e carinho mútuo  escancarado, nos constrangendo.
Dizem que era tua despedida, eu digo que foi tua estreia num universo que pode ser compreendido, menos como um ofício que, como uma missão. Pegar nas mãos dos pequenos enquanto ainda tateiam pelas paredes crespas e hostis do mundo, não deve ser outra coisa, senão missão. Em minha memória estão eternizados, ao menos, dois professores.
Pois bem, o que eu quero dizer é que, naquela tarde tudo era o mesmo! A espontaneidade que encanta era a mesma; a maturidade impressionantemente esculpida num rosto de adolescente era a mesma. Eu quis falar, mas não podia... Quis, mas não devia, e nem devo.
Aproveito para dizer ainda que, também era o mesmo o teu amor pelo teu Deus, pelos teus santos e às tuas causas, e isso é tão bonito.
Nasceste com a difícil tarefa de harmonizar a instabilidade mundana, e por isso caminha em direção oposta à maioria.  Vês como o velho Quixote e segue resoluta, pelo caminho metafórico de Cristo. 
Gil, numa canção, canta que a fé não costuma falhar. Penso o mesmo, embora não seja religioso. A tua é sólida!
Roubei de uma outra música esses dias: a gente não precisa estar junto para estar perto...
... podemos, perfeitamente, seguir! E, no entanto, nossa amizade pode ter o tamanho da tua fé e durar até o nosso último pôr-do-sol. Você daí, eu de cá, e os raios do crepúsculo aquecendo nossas casas, vidas, almas, velhice, e lembrando-nos da nossa existência.
Quero ainda, se não for demais, te confessar, bem baixinho, para que ninguém mais saiba, que a rebeldia e inconstância, marcas tão clichês, já se descolam do meu couro.
Ganho idade e minhas vontades tornam-se ações.

Saulo Oliveira

3 comentários:

  1. O caminho de Cristo... Mais que metafórico! Ser sólido em meio à liquidez é um grande desafio. "Água mole em pedra dura tanto bate até que..." desgasta. Mas independente dos enfrentamentos, nossa mais difícil missão é viver. A amizade é nada menos que a fé e a distância dos corpos nunca foi a física das almas e nem o será. Veja quanto tempo e quantos quilômetros se passaram, e eu sempre volto à esse recanto literário, atravesso essa ponte de palavras e tudo é tão próximo quanto o é distante. Que a idade sirva mesmo pra nos despir da couraça antiga, pois se a mesma for a capa, por mais que se passem os anos, permanece a idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras do professor Luis Felipe Pondé, em último artigo publicado na Folha de São Paulo: "Confiar na vida é quase impossível, a fé na vida é um mistério e dom. Muito mais caro do que a inteligência e a cultura -não as desprezo, porque inclusive elas são quase tudo que tenho. E continua," ter esperança, crer na vida e amar são experiências que separam a infância espiritual da maturidade d'alma."

      Excluir
  2. Tua amizade é uma bênção, como tudo que existe de verdade! E o caminho de Cristo, só é metafórico para gente ignorante como eu, por isso perdoe o possível equívoco. RSrsrsr

    ResponderExcluir